Caso 1
Empresa de grande porte, do mercado de comércio varejista, localizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Situação encontrada: empresa criou um programa de âmbito nacional para implantação de terminais PDV’s em suas 21 lojas, na época um projeto inovador frente a concorrência.
Ações tomadas: montagem de uma equipe multidisciplinar (9 elementos) para treinamento de vendedores, caixas, instalação do ambiente físico e lógico de trabalho, operação e comunicação e acompanhamento de todo o processo envolvido, considerando apenas uma semana de trabalho para cada loja.
Resultados: Reduzimos o tempo para a avaliação dos resultados globalizados das lojas de três dias para duas horas, através dos relatórios de fechamento transmitidos em tempo real, criando condições para possibilitar à Diretoria da empresa tomada de decisões estratégicas em tempo mínimo.
Caso 2
Empresa de porte médio, do mercado de produtos laboratoriais, estabelecida em São Paulo e capitais do Sul do país.
Situação encontrada: utilização de sistema ERP local que, na migração para versão superior, gerou gargalo operacional em função da estrutura inadequada de TI a ponto de se considerar a substituição definitiva do sistema.
Ações tomadas: revisão da estrutura de pessoal, adequação dos cadastros operacionais, disseminação do uso do suporte técnico do fabricante, implantação de metodologia de mudanças organizacionais integradas.
Resultados: estabilização do uso do sistema na empresa, expansão do uso pelas filiais, integração e consolidação de resultados das unidades, revitalização do uso dos sistema como SAD/SIG, evitando-se o custo de troca de sistema com suas implicações culturais na empresa.